Especialidades

Odontológicas

Ortodontia e Ortopedia Facial logo_interno

A Ortodontia e Ortopedia Facial é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo o diagnóstico, a prevenção e o tratamento dos problemas relacionados aos mal posicionamento dentário e das estruturas da face.

A Ortodontia é indicada para crianças, jovens e adultos que necessitam de movimentação dentária. Atualmente várias técnicas preconizam um tratamento mais ágil, eficaz e confortável para o paciente. Os aparelhos cerâmicos e linguais (face interna dos dentes) reduzem a impressão do sorriso metálico, permitindo uma estética melhor durante o tratamento.

A prevenção evita tratamentos mais complexos e longos por isso quanto antes for diagnosticado a má oclusão, mais simples e eficaz será o tratamento. Não demore para fazer avaliação do seu filho.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional dos Maxilares com uso de aparelhos móveis funcionais é indicado para pacientes em fase de formação e crescimento,promovendo o estímulo e o redirecionamento e crescimento das arcadas dentárias. Tendo como objetivo estabelecer uma relação harmônica entre os ossos da face e os dentes.

Os aparelhos ortopédicos funcionais ficam soltos dentro da boca, exigindo exercícios dos músculos mastigatórios e faciais estimulando a reeducando funções como mastigação, deglutição e respiração.

A partir de 2 anos de idade já é possível diagnosticar e realizar procedimentos preventivos e corretivos para correção das alterações ósseas e dentárias com ótimos resultados.

 Implantes Dentários

Implantes dentários são pinos de titânio, que são colocados nas regiões de dentes perdidos. Esses pinos são colocados dentro da gengiva, para suportarem coroas fixas que parecem, funcionam e dão a sensação de dentes naturais. Se você perdeu um ou mais dentes, até mesmos todos os dentes, estes poderão ser devolvidos através da colocação de implantes dentários. Implantes tem seu funcionamento potencializado nos casos em que o paciente possui osso suficiente e saudável. Saúde geral e gengivas saudáveis também são pré-requisitos necessários.

A longevidade do sucesso dos implantes depende da manutenção da saúde gengival e dos tecidos de suporte ao redor dos pinos. Pacientes que possuem implantes tem a necessidade de fazerem uma visita regular ao periodontista para um Check-Up da saúde gengival e do implante para que qualquer problema possa ser tratado sem prejudicar os implantes instalados.

 Dor e Disfunção

É um termo empregado para todas as alterações na articulação temporomandibular, a qual une a mandíbula ao crânio. Os sintomas mais comuns são as dores de cabeça ou na face, dor nos ouvidos, estalos nas ATMs cansaço aos mastigar e alterações na abertura ou no fechamento da mandíbula. A Consulta especializada permite estabelecer o diagnóstico e o tratamento especifico para cada subtipo e a gravidade da disfunção de ATM.

Bruxismo e apertamento dental

O hábito de apertar ou de ranger os dentes, seja acordado ou dormindo, pode levar o paciente à uma série de inconvenientes, principalmente ao desgaste do esmalte dental e à fratura constante de dentes e restaurações. Também pode provocar dores de cabeça e aumentar as crises de enxaqueca, além de ser uma das causas de disfunção de ATM. O controle destes hábitos preserva a saúde e a beleza do sorriso por muitos anos.

Apneia do sono e ronco

O ronco, geralmente percebido pelo cônjuge como incômodo sonoro, é um sinal importante da obstrução parcial ou total da respiração do paciente, provocando a predisposição à doenças cardio-respiratórias, ganho de peso, alterações de humor, perda de libido, falta de disposição ao acordar e sonolência durante o dia. Através de aparelhos intra orais, o cirurgião dentista pode auxiliar o paciente e voltar a ter uma noite de sono eficiente.

 

Prótese

Um sorriso bonito e saudável pode aumentar a auto-estima e satisfação pessoal do indivíduo. Os tratamentos odontológicos estéticos atuais melhoram a aparência física, de modo a refletir na qualidade de vida das pessoas. Por outro lado, perdas ou alterações dentárias podem modificar a mastigação levando a flacidez dos músculos faciais, acentuando rugas e evidenciando o envelhecimento.

A ausência de um ou mais dentes pode promover a movimentação dos demais levando a um desequilíbrio nas arcadas dentárias, além da reabsorção do osso alveolar, onde estão implantadas as raízes dos dentes. Assim, para restabelecer as funções mastigatória, estética, fonética e minimizar os efeitos acima referidos, o paciente tem como opção de tratamento, as próteses e os implantes. As próteses dentárias podem ser removíveis ou fixas. As próteses removíveis podem ser parciais e totais, empregando dentes artificiais de excelente durabilidade e estética. Em condições mais estáveis e confortáveis, as próteses fixas são realizadas empregando as próprias raízes dentárias, se comportando similarmente aos dentes naturais, promovendo excelente mastigação.

A obtenção da estética em próteses fixas é possível a partir do emprego de materiais como a cerâmica dental, que possibilita a transformação do sorriso corrigindo posições, formas e cores dos dentes. Na ausência total do dente, ou seja, quando não existem raízes para suportar a coroa protética, os implantes dentários constituem a melhor opção, cuja associação às técnicas restauradoras e materiais sofisticados de volvem o aspecto natural  à estrutura dental.

O implante funciona como uma raiz artificial e sobre ele podem ser construídos vários tipos de próteses, substituindo desde um só dente até toda a arcada dentária, mantendo a estabilidade para mastigar e sorrir com toda segurança.

Desejar um sorriso saudável e esteticamente aceitável deixou de ser privilégio de poucos e passou a ser uma realidade bastante acessível. Na medida em que as técnicas e materiais evoluem, e a tecnologia invade todas as áreas, a confiabilidade e o sucesso dos tratamentos cosméticos melhoram, popularizando os procedimentos. Assim, a utilização de materiais e equipamentos de qualidade aliada às técnicas de confecção desenvolvidas conjuntamente pelo dentista e técnico de laboratório garante o alcance da estética e da função adequadas a cada paciente.

A responsabilidade e a capacitação do profissional na execução de próteses são fundamentais para o paciente, uma vez que proporcionando uma excelente adaptação da prótese à raiz ou ao implante a longevidade do tratamento é favorecida.

 

Periodontia

Periodontia é a especialidade da odontologia que estuda e trata as doenças da gengiva e do osso que dá suporte aos dentes. As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes devido a falhas na escovação, escovas incorretas ou técnicas de escovação inadequadas. Os resíduos do metabolismo destas bactérias e as próprias bactérias afetam a gengiva, causando uma inflamação. A esta inflamação damos o nome de gengivite.

Uma vez estabelecida a gengivite, e sem que haja a interferência na contínua formação da placa bacteriana, (controle mecânico) pode se desenvolver um quadro de Periodontite.

A consequência da periodontite, quando deixada sem tratamento, pode ser a perda do dente, mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados entre os dentes (diastemas), modificação na estética do sorriso, e várias consequências com relação à oclusão. Os estudos mostram que visitas regulares  (a cada 6 meses) podem prevenir doenças. A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes, fio dental, escova interdental, escova de tufo e limpador de língua. No entanto, se você já foi diagnosticado com periodontite, o tratamento, controle e manutenção deverá ser individualizado para o seu caso.

 

Estética

A estética dental é uma necessidade real. Um sorriso bonito, com dentes claros, bem posicionados e harmônicos com a face, reflete saúde e bem estar. Atualmente, homens e mulheres de todas as idades se preocupam com a aparência do corpo e cada vaz mais valorizam a estética do sorriso. “O sorriso é o reflexo da Alma” e através dele somos capazes de refletir nossa personalidade . uma pessoa que não se sente confortável com seus dentes acaba por muitas vezes, evitando olhar os outros de frente, além de esconder a boca com as mãos ao conversar ou sorrir. Tal comportamento não é bem aceito no convívio em sociedade. A aparência do sorriso pode ser prejudicada  por vários fatores como a falta de harmonia no posicionamento, forma, cor e tamanho dos dentes associado aos tecidos adjacentes (gengiva e osso). O escurecimento dental e tratamentos mal sucedidos são causas principais de alterações estéticas.

O escurecimento dos dentes pode ocorrer por diversas causas: pelo hábito de fumar, pelo consumo de alimentos que contenham corantes (refrigerantes, chá, café, etc), idade (os dentes escurecem com o tempo), uso indevido de antibióticos administrativos durante a infância dentre outros. Alterações de cor também podem ser causadas por falhas no tratamento de canal e por restaurações mal executadas com resinas ou porcelanas que não sejam semelhantes à cor original do dente. Outro aspecto a ser considerado é a diminuição do tamanho do dente, a abrasão e as perdas dentárias, que podem também indicar o envelhecimento do sorriso.

A recuperação de sua auto-estima, em virtude do efeito harmônico e natural devolvido aos dentes é favorecida de maneira cada vez mais simples e acessível por meio de tratamentos realizados por profissionais especializados , em clínicas odontológicas que oferecem inúmeras opções de técnicas e materiais para tratamentos estéticos, na busca de dentes cada vez mais bonitos. Os tratamentos indicados para a manutenção ou transformação do sorriso podem incluir a ortodontia, o clareamento dental,  uso de resina composta para restaurações e ajustes cosméticos, coroas e facetas (lâminas) de porcelana, implantes dentários, cirurgias plásticas de gengiva, entre outros.

A eliminação dos metais nos tratamentos restauradores ou protéticos evita as sombras e/ou escurecimento próximo do tecido gengival. No tratamento estético, podemos associar ao clareamento dental, alguns materiais restauradores como a resina composta e cerâmica dental, que reproduzem a cor, a forma e a textura do dente. Em uma mesma consulta pode-se restaurar vários dentes e transformar um sorriso em uma única sessão. Nessa gama de opções destacamos as facetas ou lâminas de porcelana, sendo estas mais resistentes a manchas e fraturas, além de possuírem uma excepcional aparência natural, não apresentando risco de alteração de cor. Usadas em dentes anteriores, melhoram a forma e a função, promovendo assim uma melhor estética dental.

O conhecimento e a percepção das tendências atuais da sociedade permitem que as diferentes opções de técnicas e materiais restauradores sejam empregadas de acordo com a real necessidade do paciente, com custo acessível. Sempre encontraremos uma solução ara criar ou transformar o sorriso do nosso paciente.

 Endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos Peri apicais, bem como das doenças que  os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou tratamento de canal)  está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

O tratamento endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter o dente em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Dentre as manobras podemos destacar a sequência de tratamento: preparo para início do tratamento endodôntico (anestesia, isolamento do campo operatório, antissepsia do campo_, abertura do dente, odontometria (medida do comprimento das raízes dentárias), instrumentação (limpeza do sistema de canais radiculares) e obturação (selamento dos canais)

Hoje em dia, com avanço tecnológico e a ajuda de modernos aparelhos como o localizador apical e motores endodônticos, já é possível na maioria dos casos realizar o tratamento de canal sem dor e de maneira bem mais ágil.

Cirurgia Bucomaxilofacial
Odontopediatria
Clínica Geral
Odontologia Preventiva

Diferentemente das práticas utilizadas em tempos anteriores, onde o objetivo principal era eliminar a dor através de extrações ou de tratamentos curativos como restaurações e tratamentos de canal, a odontologia moderna tem como ideal que novas gerações tenham sorrisos bonitos, saudáveis e preferencialmente com seus dentes naturais totalmente preservados.

Para que isso aconteça, nós dentistas, estamos cada vez mais investindo em tratamentos preventivos e principalmente, nos especializando em diversas áreas de atuação, para proporcionar atendimentos de alta qualidade e que atendam às expectativas de nossos pacientes.

A principal forma de prevenção é a conscientização das pessoas de que visitas periódicas ao dentista são necessárias para que se possa realizar, através de exames clínicos detalhados, diagnósticos precoces, evitando desta forma várias doenças da cavidade bucal como cáries, doenças periodontais, câncer bucal e também distúrbios oclusais e mastigatórios causados pela falta ou mau posicionamento dentário.

Sendo assim, o paciente terá a indicação do tratamento adequado, e também receberá orientações sobre higienização, como:

  • técnicas corretas de escovação;
  • qual o tipo de escova adequado;
  • uso de fio dental;
  • bochechos com soluções fluoretadas;

E correção de maus hábitos, como:

  • morder objetos que possam danificar o esmalte dental;
  • roer unhas;
  • consumo excessivo de doces e alimentos ácidos;
  • fumo;
  • entre outros.

Também devem ser realizadas em consultório, aplicações tópicas de flúor e selantes, como forma de prevenção à cárie, em crianças e adolescentes.

A introdução de bons hábitos precocemente promoverá uma melhor saúde bucal do indivíduo, proporcionando-lhe bem-estar físico, social e mental, e consequentemente melhorando sua qualidade de vida.

 

separador3ortoplusgatros4
 

Gastroenterologia

Hepatologia

Exames

PHmetria de 24 Horas

Manometria Esofágica

Endoscopia Digestiva Alta

Colonoscopia

Elastrografia Hepática – Fibroscan – Saiba mais sobre esta novidade que a Ortoplus Gastro oferece em Maringá.

fibroscanrodape